Quinta-feira, 18 de Novembro de 2004

SIMBOLOGIA RICOEURIANA III

Como já disse anteriormente, é pelo seu outro modo de pensar, um olhar filosófico hermenêutico que o nosso filósofo confronta a dialéctica da Fenomelologia do Espírito hegeliana com o discurso da psicanálise freudiana, articulada com uma filosofia reflexiva, cuja acção dá origem a posições de um “conflito de interpretações”, em que uma «arqueologia do conhecimento», a exemplo de Freud, se opunha a uma «teleologia do sentido» de expressão hegeliana,dentro do reconhecimento e do respeito devidos a cada uma destas dimensões. A passagem “tout court” por Freud foi de uma importância decisiva para o nosso autor, pois obrigou a reconhecer constragimentos especulativos ligados ao que ele chama “conflito das interpretações”. Freud representou para Ricoeur um convite não só para pensar a arqueologia da consciência, mas para enriquecer a hermenêutica ou as filosofias da suspeita, tais como as de Marx e Nietzche. Mas pelo contrário, em contraposição, obrigou-o a aprofundar a filosofia reflexiva de Jean Nabert, a fenomenologia em si e a hermenêutica prática gadameriana, cuja obra “Verdade e Método” se tornou uma das suas grandes referências. Isso leva-o a voltar a freud numa filosofia reflexiva, atenta ao inconsciente freudiano a que o nosso filósofo denomina arqueologia da pulsão e do narcisismo, generalizada no alter-ego e dos ídolos, arqueologia exagerada do conflito entre o “Eros e Thanátos”. Relativamente a Hegel, considera a sua dialéctica teleológica, finalista, é a lei da construção das figuras, que dá sentido filosófico a toda a maturação psicológica. Essa reflexão concreta que mantém juntas a regressão e a progressão, relaciona o que Freud chama “inconsciente”, com o que Hegel chamou “espírito”, o começo e o fim, o primordial com o terminal, o destino com a história. Com Freud e Hegel, Ricoeur descobre a dialéctica dessa arqueologia e da teleologia que hegel apresentou claramente. Essa mesma articulação existente em Freud mas num plano inverso. Freud articula uma dialéctica da arqueologia do inconsciente e Hegel articula a teleologia explícita do espírito.
Assim se percebe Ricoeur na mediação e articulação entre o encontro ou junção do símbolo hegeliano e freudiano, ou o vice-versa.
Interromper, romper, cortar, segar toda a encantação da filosofia da reflexão da consciência de si, tal é a proposta que toda a simbologia do mal faz ao pensar. No ensaio sobre Freud, o nosso filósofo enfatiza,«A verdadeira complementaridade de arqueologia e teleologia reside, então, na sua interminável reciprocidade. Se de facto, a orientação para o sagrado e a vontade de totalização pressupõem o movimento teleológico do desejo e a dimensão prospectiva do símbolo, tal movimento só pode deixar de ser ideológico e fraudolento, se ler os signos de sagrado em permanente conflito com o “exercício imperdoável da hermenêutica redutora”.»




















publicado por jmdslb às 22:22
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2 comentários:
De Anónimo a 19 de Novembro de 2004 às 18:49
Acho que hoje estpu a sofrer de litarcia...polittikus
(http://polittikus.blogspot.com)
(mailto:pp@sapo.pt)


De Anónimo a 19 de Novembro de 2004 às 16:37
ai, João, hoje sigo o velho dito latino "não vá o sapateiro além do chinelo" e apenas deixarei o meu abraço com votos de bom fim de semana. ;-)nadaespecial
(http://amoergosum.blogs.sapo.pt)
(mailto:amoergosum@sapo.pt)


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